Nova droga contra o AVC



Nova droga pode reduzir riscos de AVC em cerca de 20%

Estudo mostra apixaban como possível alternativa à varfarina. Anticoagulante reduz “significativamente” risco de morte, dizem laboratórios

Os laboratórios norte-americanos Bristol-Myers Squibb (BMS) e Pfizer divulgaram neste domingo resultados promissores de um vasto estudo sobre uma nova molécula que poderá reduzir a frequência dos acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Esse estudo de fase 3 (a última antes de solicitar a comercialização do medicamento) foi feito com 18.201 pacientes, e demonstrou a superioridade do apixaban sobre a varfarina — o tratamento de referência — nos pacientes que sofrem de fibrilação arterial, asseguraram os laboratórios.

Para esse tipo de pacientes, o apixaban é o primeiro anticoagulante que reduz “significativamente” os riscos de morte, afirmaram os laboratórios em comunicado.

Os pacientes que tomam apixaban têm risco 21% menor de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em relação aos tratados com varfarina, assim como 31% menos probabilidades de padecer de uma hemorragia importante e 11% de morrer.

Os resultados foram apresentados neste domingo durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia em Paris e publicados no jornal especializado New England Journal of Medicine.

O estudo, realizado em 1.034 hospitais de 39 países, foi coordenado pelo Duke Clinical Research Institute (Estados Unidos) e pelo Uppsala Clinical Research Institute (Suécia), informaram BMS e Pfizer.

O AVC é uma preocupação crescente, agravada pelo envelhecimento da população.

Segundo os autores do estudo, 5 milhões de americanos e 6 milhões de habitantes da União Europeia sofrem de fibrilação arterial, a forma mais comum de perturbação do ritmo cardíaco, o que os coloca na categoria de risco de sofrer AVC.

A confirmação do potencial da nova molécula seria uma boa notícia para a Pfizer e BMS, que precisam enfrentar o avanço dos genéricos no mercado de medicamentos.

Fonte: France Presse e http://www.sjtresidencia.com.br/invivo/

1 Comentários

  1. Na noite de ontem, 29 de agosto, precisei levar um parente ao Hospital de Samambaia; não havia clinico médico nem lá, nem em Taguatinga, nem no Gama. correr prá onde meu Deus? Cadê os 5.000 Funcionários contratados? Vade retro Agnelo...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato