PMDF JÁ ESTÁ COM 2 MIL VAGAS ESPERANDO PELA ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO- MAIS DE 14 MIL SE INSCREVERAM!

Banca organizadora do concurso com 2 mil vagas para PMDF é definida


Certame será administrado pelo Idecan, o mesmo que organizou a tumultuada seleção de soldado do Corpo de Bombeiros

A Polícia Militar do Distrito Federal definiu a banca organizadora do concurso para preenchimento de 2.024 vagas, previsto para ser lançado em outubro. De acordo com publicação do Diário Oficial do DF desta terça-feira (14/2), o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan) fará a administração do certame. A empresa é a mesma que está à frente da seleção para o Corpo de Bombeiros, com registros de confusão e denúncias de irregularidades.

Do total de vagas, 500 são para soldado combatente, seis para músico especialista, 18 para soldado corneteiro e 1.500 para cadastro de reserva.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

PMDF se prepara para realizar concurso com 2.024 vagas até outubro
Inscrições de concurso para oficial da PMDF são prorrogadas até 15/2
Candidatos pedem ao MP anulação do concurso dos bombeiros no DF
Concurso para bombeiros é marcado por tumultos no DF. Veja vídeo
A previsão é que a primeira turma de aprovados ingresse no curso de formação de soldados ainda este ano. O salário inicial para quem entra na corporação como soldado de 2ª classe é de R$ 4.096,06. Após o curso de formação, o rendimento passa para R$ 5.245.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter nível superior completo. A estimativa da PM é que pelo menos 28 mil pessoas se inscrevam.

Os interessados deverão passar por provas objetiva (conhecimentos gerais e específicos) e subjetiva (redação), teste de aptidão física, exames médicos e psicológicos, sindicância de vida pregressa e prática instrumental, no caso das vagas para músico.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, hoje, o DF conta com um efetivo de pouco mais de 13.300 policiais militares na ativa, praticamente a mesma quantidade de dez anos atrás, sendo que nesse intervalo a população quase que dobrou. Nos últimos 12 meses, cerca de 2.2 mil militares se aposentaram.

Confusão

Candidatos que prestaram o concurso para condutor e operador de viatura do CBMDF pediram anulação da seleção ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) sob alegação de terem recebido provas com nomes de outras pessoas. Além disso, reclamam de que o gabarito foi extraviado, o cartão de resposta não estava em envelope lacrado, houve desorganização nos locais de prova e até celulares foram flagrados dentro das salas.

O grupo acrescenta que os fiscais não conferiram os nomes nas listas na entrada e o candidato, assim, podia fazer a prova em qualquer sala. Houve tumulto no dia da realização do concurso (veja vídeo)

No total, 4.290 pessoas se inscreveram para disputar as 112 vagas destinadas aso cargos de condutor e operador de viaturas da corporação.

Em nota, a Idecan assumiu que houve “inconsistências técnicas na alocação de parte dos candidatos”, mas garantiu que “de imediato, a coordenação do Instituto trabalhou de forma a sanar este contratempo. A isonomia do processo foi mantida, garantindo a todos os inscritos os mesmos direitos e o mesmo tempo para a realização da etapa”.


METROPOLES.COM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato