MÉDICA IMUNOLOGISTA ALERTA! DECISÃO DO STF PODE PROVOCAR MORTE DE MILHARES DE INFECTADOS PELO CORONAVÍRUS

MÉDICA IMUNOLOGISTA ALERTA!
Decisão do STF pode provocar morte de milhares de infectados pelo coronavírus, alerta Nise Yamaguchi

 A imunologista emitiu comunicado dizendo que ao apontar o uso da cloroquina como “erro grosseiro” de agente público, Supremo tira chance de cura de milhares de pessoas.

A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi divulgou, nesta segunda-feira, comunicado à imprensa em que alerta que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode prejudicar milhares de usuários do Sistema Único de Saúde ao não permitir a eles o acesso à cloroquina e à hidroxicloroquina em seus tratamentos.

“O Supremo Tribunal Federal, através da restrição da MP 966, passa a considerar ‘erro grosseiro’ de agente público, atos que ‘não observarem normas e critérios científicos e técnicos, tal como estabelecidos por organizações e entidades médicas e sanitárias, internacional e nacionalmente reconhecidas’. Causa estranheza, o STF, a pedido de vários partidos políticos, tomar essa decisão antes mesmo que a Medida Provisória fosse apreciada no Congresso Nacional”, aponta Nise.

De acordo com a médica, o remédio está sendo utilizado com sucesso em diversos hospitais particulares e convênios médicos e o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) deixou a critério dos profissionais de saúde definirem a utilização ou não da medicação no tratamento da covid-19, em nota técnica de 23 de abril, o que passou a ser respeitado pelo Ministério da Saúde em 22 de maio.

“A decisão do Supremo Tribunal Federal leva à ‘perda de chance ou oportunidade de ter uma vantagem ou de evitar o “A decisão do Supremo Tribunal Federal leva à ‘perda de chance ou oportunidade de ter uma vantagem ou de evitar o prejuízo’ (obter no futuro algo benéfico e onde a oportunidade foi irremediavelmente destruída).
No caso, a chance de receber um protocolo de tratamento que pode trazer benefícios é irremediavelmente destruída pela penalização de prescrição dos medicamentos pelos médicos da rede pública”, continua a imunologista.

Para Nise Yamaguchi, o STF, ao tomar decisões médicas, vai contra o princípio do uso da compaixão e retira toda e qualquer oportunidade ou chance de esperança, questionando que tribunal vai se responsabilizar caso no futuro o medicamento se prove benéfico e vidas tenham sido ceifadas pelo não uso dele.

Portalnovonorte.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato