Porque será que algumas quadras de algumas cidades como aqui em Samambaia, são eternamente esquecidas quando o assunto é "obras públicas", enquanto outras gastam até 1 milhão de reais em pagamentos de cachês superfaturados a artistas de fora?




Por associação e interpretação vamos aos fatos que podem responder a essa pergunta.


O distrital Washington Mesquita(à esquerda do Senador Gim) que tem se destacado por apresentar emendas que beneficiam alguns setores de Samambaia,  fez com que de  uma só levada, dezenas de obras tenham sido iniciadas como por exemplo, na Expansão de Samambaia, como se vê nessa notícia do mês de fevereiro desse ano.

>>>>>EXPANSÃO RECEBE MAIS BENEFÍCIOS.
Nessa sexta feira, 08/02/2013, foram entregues a população da  Expansão de Samambaia, de forma simbólica, a Quadra Poliesportiva e o parquinho da QR 631, recém reformados.
Essa é uma dos primeiros equipamentos esportivos e de lazer do bairro e nunca havia sido reformado. Mas nos próximos sessenta dias as seis Quadras Poliesportivas da Expansão de Samambaia serão revitalizadas.
Além dessa receberão melhorias as Quadras Poliesportivas QS 427, 431/433 e 631, QR 431 e 633/833. O valor do investimento é de R$ 139.734,40 (cento e trinta e nove mil, setecentos e trinta e quatro reais). A empresa encarregada é a Léo e Barbosa Engenharia Ltda. “As quadras estavam destruídas e em desuso”.
Agradecemos ao deputado Washington Mesquita que destinou o recurso.
Palavras do administrador regional de Samambaia, Risomar Carvalho<<<<<.

Vamos aos fatos:
Alguns deputados distritais, como o distrital do Pentecostes Washington Mesquita, estão definitivamente consagrados pela realização de eventos e vão ter seus nomes sempre realçados, pela lembrança  dos fiéis que a eles comparecem em massa.  Já outros como o Senador Gim Argelo, foram guindado a condição de  “o Senador do Pentecostes”, pelo Padre Moacir  na última festa, em alusão aos 13 anos em que ele ajuda a realizar a festa, segundo o líder máximo do evento, que também é eminencia parda do distrital Washington e que  já se tornou parte integrante do orçamento anual do GDF, e sem qualquer restrição quando chega o meio do ano recebe "sagradamente" as verbas para sua realização por parte do Governo do Distrito Federal.


          De forma até natural pela grandiosidade que, como mostram as fotos, tornou-se um dos maiores eventos realizados no DF e que recebe mais de 1 milhão de visitantes em três dias, de reza, choros, unções e bênçãos em águas e velas, além de uma última missa chamada “Missa da Cura”, ministrada pelo que já é considerado  o maior líder espiritual dos católicos do DF,o padre Moacir de Taguatinga Sul.
E é aí que ocorre um fenômeno único daquele evento; todo mundo quer pegar uma caroninha na popularidade do evento, do distrital, do senador e do padre, que, aliás, foi quem elegeu o distrital Washington para uma cadeira na CLDF e que pelo andar da carruagem irá elegê-lo de novo, dessa feita, como tudo demonstra nos ares políticos de Brasília, pelo partido do Senador Gim, também reconhecido como o senador que mais enviou verbas para o DF nos últimos três anos e amarga agora, o desprezo pelo Buriti, que tem afirmado que a vaga de senador em 2014, será inexoravelmente de um petista.





O hábil senador inegavelmente tem transitado com larga facilidade entres as diversas vertentes políticas da capital e por isso jamais terá dificuldades para cooptar aliados. Ele confirma com seus gestos que em política tudo é possível.
Ao lado de de Gim Argelo, e no meio do povo, não tem como negar; o principal pensamento na hora das orações,é a fé colocada na política em 2014.

                                                                   O detalhe é que isto não incomoda de maneira alguma o Senador do Pentecostes, que como as imagens e notícias demonstram , navega num mar de popularidade jamais visto, enquanto seu pupilo ingrato, Cristiano Araújo, vai sozinho em direção aos afagos nem sempre confiáveis, por parte do Palácio do Buriti, só que vai estar sozinho, sem a base que lhe permitiu eleger-se distrital, saindo para a campanha há menos de 48 horas antes das eleições, quando esteve quase impedido de participar por acusações entre outras, de abuso de poder econômico, e que se elegeu reclamando que esperava uma quantidade bem maior de votos aqui da cidade, só conseguidos, graças ao trabalho intenso de algumas lideranças aqui de Samambaia, para quem ele não disse sequer muito obrigado, ao contrário do senador, que enviou verbas para todo tipo de obras, desde creches, até subestações de energia elétrica, pavimentação, esgotos e outros.


A popularidade do Senador face a grandiosidade do Pentecostes, rende popularidade e muita gente de carona, como é o caso do deputado federal Luiz Pitman, (sempre) atrás na foto,mas sem a mesma visibilidade política de Gim Argelo.


E O QUE É QUE SAMAMBAIA TEM A VER COM ISSO?

                      
Sendo um pioneiro dentre outros, do Conselho de Cultura de Samambaia, desde 2008 e pelo qual, como vice-presidente da mesa do Conselho do Orçamento Participativo de 2012, votou a favor,
 Mesa diretora dos delegados do OP-2012 em Samambaia.
como prioridade de obras, pela construção do futuro Complexo Cultural de Samambaia, pelo Ginásio da Escola 414 entre outras obras pedidas pela cidade, e que como se vê pela cópia do oficio aqui exposto, luta insistentemente para que as obras pedidas pelas comunidades das quadras 121.123,125 e 127, onde até hoje só foram feitas alguns retoques e "maquiagens" em obras do governo anterior.



Mato alto, sempre com mais de 2 metros de altura, na temida passagem das quadras 100, para as quadras 200., A noite ali, são deixados todo tipo de lixo e até despachos de macumba.






Por trás da banca e da parada ao lado de uma grande área vazia ao lado da EC 325,os moradores e os pequenos empresários que padecem diariamente com a poeira assaltos e época das chuvas, com a lama, esperam ver construída uma companhia da PM, já pedida no OP-2012.


Desova de carros roubados, facilitada pela escuridão debaixo da rede de Furnas, um eterno problema das quadra que estão dos dois lados do Linhão de Furnas, área federal intocável!



DOCUMENTO PEDINDO OBRAS PARAS ESTAS QUADRAS ENTREGUES NA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAMAMBAIA EM 2011:





Mato alto, sempre com mais de 2 metros de altura, na temida passagem das quadras 100, para as quadras 200., A noite ali, são deixados todo tipo de lixo e até despachos de macumba.





A parcela negativa de contribuição dos moradores: Lixo em área pública.

 Local de frequentes assalto aos trabalhadores que saem bem cedo ou retornam a noite, a parada de ônibus a esquerda, e a banca abandonada há mais de 10 anos,ganharam o apelido de "banca e parada sinistra". Aqui está sendo pedida uma companhia de Polícia Militar que acabe com a insegurança total da área, onde o frágil comércio existente, é rotineiramente vítima de assaltos.




A noite, o local vazio e escuro ao lado dos muros da EC 325, é de meter medo, dizem os moradores.

Abaixo, o único posto policial de frente para a garagem da Viplan, foi inexplicavelmente fechado,o que fez aumentar a sanha dos marginais, que agora assaltam diariamente.










Fechado sem maiores explicações,  a falta desse posto policial, mais a rara presença de viaturas pelo local, fez aumentar o número de crimes e assaltos no incipiente comércio das quadras próximas.


E já que as fotos falam por si e deixam no ar a questão sem resposta em três anos de governo, das carências e necessidades das quadras enumeradas, e das quais não se consegue para tristeza da comunidade, as respostas, nem em nível de GDF, CLDF nem da Administração Regional, só resta fazer vigília, ir ao Pentecostes rezar e esperar que as obras venham, ou pelo menos as explicações e pelas preferencias com determinados setores.






Aqui na passagem entre as quadras 123 e 125 ao lado do muro do Colégio 123, quem "quebra o galho" de vez em quando são os carroceiros, que despejam o entulho que possibilita a passagem, mas que as chuvas sempre vão remover.

Até um carro da Administração Regional ficou atolado aqui nessa passagem cuja recuperação foi pedida também há mais de dois anos.

Curioso notar que algumas quadras de esportes, foram reformadas segundo a Administração Regional em forma de parcerias, e outras que pedem o mesmo benefício há muito mais tempo, não o conseguem, como é o caso dessa abaixo na QR 125 cuja reforma é pedida há mais de 5 anos, sendo que na atual administração ela foi pedida inúmeras vezes inclusive em um café com lideranças quando o atual administrador assumiu em janeiro de 2011.




A falta de segurança e a má iluminação, fez com a quadra fosse palco em janeiro-12, do assassinato de uma criança de 14 que ali jogava bola, quando da desavença entre dois marginais.


Ao lado do Parque de serviços, da Administração Regional,uma das poucas obras realizadas pela Administração nas quadras 
citadas.





Ali também em condições desumanas em meio a máquinas, fumaça, cheiro de asfalto quente e num prédio abafado, cercado de entulhos, estudam as pouco mais de 250 crianças que sobraram quando da transferência da Escola 121, que está sendo reconstruída a pedidos das lideranças daquela quadra.


O único equipamento público de ginástica, pedido pela comunidade da quadra 125, foi instalado para atender  pedido de políticos, longe daquela quadra, próxima a Igreja do Nazareno, que também recebeu estacionamento asfaltado.


PROBLEMA DE OITO ANOS E QUE TAMBÉM NÃO SE RESOLVE:
FEIRA DA 421.
Até reunião com o vice governador,os feirantes já fizeram. 

E estranhamente nada ficou de fato resolvido emboras eles tenham ido a quantas reuniões foram chamados, incluindo-se esta com o vice governador  Tadeu Filipelli, a feira que tem um galpão construído pelo governo anterior na  mesma condição há oito anos, mas a Administração estranhamente começou a construção de outra feira na QR 427 na expansão de Samambaia sem maiores explicações. São mais de duas mil pessoas por domingo circulando sem segurança, limpeza e sem banheiros.




Uma dessas reuniões aconteceu em março desse ano na Administração Regional.











Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem