UMA CIDADE SEPARADA PELOS TRILHOS DO METRÔ.
De longe a passagem de um para o outro lado da cidade, parece uma escultura,
mas que a noite, enche os moradores das quadras vizinhas de medo e até mesmo
pavor, tantos são os assaltos, gente correndo de ladrões, barulho de tiros e
usuários de drogas em plena luz do dia.
Os sinais do tempo também já se
fazem notar e a velha estrutura que deveria ser uma passagem, uma ligação entre
os dois lados de Samambaia, continua como um monumento à má gestão
pública, já enferrujada e gasta pelo
tempo, em total abandono e sempre questionada quanto a sua utilidade em local
tão ermo, já que há poucos metros está estação Samambaia Sul do metrô, que tem
a mesma utilidade.
Mas quando o assunto é ir para o
outro lado da cidade de carro, a conversa muda. Muda e complica para uma volta
bem longa em meio ao estressante trânsito da boca da Mata ou pelo outro lado,
pela avenida que começa na Feira da 202.
Ou seja: se você precisar ir de um
lado ao outro de Samambaia em seu carro, e não quiser passar porm congestionamentos,
a qualquer hora do dia, talvez seja melhor ir a pé, pois sabidamente, o
comércio mais movimentado da cidade que inclui a maioria dos bancos e grandes
lojas, concentra-se ali.
E nunca se viu em qualquer época de
eleições ou nos debates políticos, qualquer candidato a qualquer cargo com os
olhos voltados para o celeiro de votos que hoje é Samambaia, debruçar-se sobre
este assunto e propor e depois de eleito levar a frente algum projeto no
sentido de resolver.
Talvez, algum dia, com algum fato policial
ou acidente como ele vir abaixo pela ação do tempo e machucar algum cidadão
gravemente, e que repercuta na mídia local, os ‘achadores’ de soluções se
pronunciem.
Até lá, neste e em muitos outros
sentidos, a cidade continua sem voz!
Karlão-Sam
Karlão-Sam