VOCÊ JÁ SE IMAGINOU USANDO UM VASO SANITÁRIO TODO EM OURO PURO? TEM UM EM NOVA IORQUE.

Visitantes de museu em Nova York podem usar vaso sanitário de ouro 18 quilates
Os amantes de arte têm mais duas semanas para se sentarem e ponderarem o significado de “America”, o nome dado a um vaso sanitário de ouro 18 quilates que está sendo exibido no museu Guggenheim em Nova York há quase um ano.

O vaso sanitário de ouro ‘America’, do italiano Maurizio Cattelan, em exposição no museu Guggenheim, em Nova York, em foto de 30 de agosto — Foto: Reuters/Brendan McDermid
Durante esse tempo mais de 100 mil pessoas visitaram a exibição do artista italiano Maurizio Cattelan, localizada no que parece ser um típico banheiro no quinto andar do museu. “Acho que a maioria das pessoas fica bem feliz em entrar lá e ter alguns momentos para fazer uma selfie ou seja lá o que for que decidam fazer”, diz Michael Zall, diretor associado de operações de instalações do museu.
“America” encoraja uma interação inusitadamente próxima com a arte, e pretende lembrar aos visitantes de sua “humanidade compartilhada” na busca pelo sonho americano do sucesso, diz o Guggenheim em seu website.
Alguns visitantes acreditam que a obra de Catellan visa o excesso na sociedade e na arte.
“Ela se chama ‘America’. É um tipo irônico de declaração sobre riqueza e tolice na arte”, disse Avital Fryman.

Visitantes aguardam em fila para usar o vaso sanitário de ouro ‘America’, do italiano Maurizio Cattelan, em exposição no museu Guggenheim, em Nova York, em foto de 30 de agosto — Foto: Reuters/Brendan McDermid
Outros que estavam na fila para ver a luxuosa latrina se surpreenderam ao descobrir que ela funcionava de verdade.
“É definitivamente a primeira privada de ouro que eu já vi. Eu realmente não sabia o que esperar”, disse Hayden Tobin.

G1-BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato