DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL- MANUTENÇÃO DO CARRO E A FORMA DE DIRIGIR CONTRIBUEM PARA REDUZIR O CONSUMO

DICAS PARA ECONOMIZAR

COMBUSTÍVEL












MANUTENÇÃO DO CARRO E A FORMA DE DIRIGIR CONTRIBUEM PARA ECONOMIZAR E REDUZIR O CONSUMO DO CARRO

A cidade está com graves problemas de abastecimento e, segundo o Minaspetro, todo o estado pode ficar 100% desabastecido, caso o movimento persista. A entidade classificou a situação como "reflexo devastador" sobre os postos.
Além disso, nas imediações de todo posto de combustível que ainda tem produto para vender, as filas são tão longas que causam trânsito. É o medo da escassez, risco gerado pela greve dos caminhoneiros. De olho nesse panorama, listamos dicas importantes para economizar combustível.
Em primeiro lugar, não se deve encher o tanque até a boca. Quem está, desde quarta-feira, visitando os postos para encher o tanque até o fim está agindo de maneira errada. Isso aumenta o consumo.
- Pare o abastecimento logo que a bomba desligar automaticamente.
- Tentar colocar mais combustível é puro desperdício, já que o excesso pode ir direto para o cânister. Esse filtro de carvão tem a função de eliminar gases provenientes do combustível. Além de jogar dinheiro fora, a prática pode estragar o filtro.

Pneus em dia
Os pneus podem ser um dos principais vilões do alto consumo de combustível. Para que não haja excesso de atrito com o solo, é importante mantê-los sempre calibrados, o que pode ser feito a cada abastecimento, por exemplo (e preferencialmente com os pneus frios).
Se a pressão estiver mais baixa que a recomendada, a área de contato com o piso aumenta, e com isso o atrito fica mais elevado. Direção desalinhada também não é recomendável para economizar combustível, porque o motor terá de fazer mais força para movimentar o veículo.
Práticas de direção para economizar combustível
A maneira como você dirige é essencial para economizar combustível. Não acelere mais que o necessário. Deixe a velocidade subir gradativamente.
Excesso de rotação eleva muito o consumo. E, se o semáforo à frente estiver fechado, diminua a aceleração com antecedência, para não precisar frear muito.
Agindo assim, além de economizar combustível, você também vai poupar freios.
 Também é importante não esticar as marchas. Procure trocá-las dentro da faixa de maior torque do motor, mais ou menos em torno de 3.000 rpm.
Fazer mudanças com rotações muito elevadas aumenta muito o consumo.
"Segurar" o carro em subidas, com os pés na embreagem e no acelerador, não só eleva o consumo de combustível como também acelera o desgaste da embreagem. Não faça isso.
E não se esqueça de estar em dia com a manutenção do carro. Verifique as condições de velas, cabos de ignição e filtros de ar.
Se a queima de combustível não estiver sendo bem feita, haverá elevação de consumo.
Tecnologia para economizar combustível
Algumas tecnologias ajudam a reduzir o consumo. Modelos como Kwid, Gol, Uno e Mobi têm, no painel, mostradores que indicam o momento correto de trocar marchas. A função desse recurso é economizar combustível.
Se o seu carro tiver start&stop, não desligue o sistema, mesmo que isso signifique ar-condicionado sem funcionar por muito tempo. O único objetivo desse recurso é economizar combustível.

O start&stop está em alguns modelos mais básicos, como Uno 1.3 e Argo (qualquer versão).
O ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. O aquecedor, que tem sido útil nesses dias de frio, não.
Porém, se for usar o aquecedor, não acione o botão do ar-condicionado.
Para quem tem tecnologias como controlador de velocidade adaptativo, esta é uma boa hora de usá-las. O sistema freia e acelera o carro no tempo correto, sem ações bruscas, o que ajuda a economizar combustível.

CB-DF

PESQUISA:

AQUI AS 6 DICAS PARA O CONTRÁRIO:
NÃO VALEM NADA!













Os combustíveis estão caros. Metade do preço da gasolina é imposto… O diesel não fica longe: os tributos representam 30% do valor do litro. As receitas para diminuir o consumo aparecem aos montes na internet e nos grupos de WhatsApp. Diferentemente do que você vai ver e receber por aí, listamos as dicas que NÃO funcionam para economizar combustível.
Assim, você não é enganado – e não perde tempo.

1. Gasolinas Premium e Podium não ajudam
Se seu carro não é um esportivo e nem tem um super motor de alta compressão (e potência), não adianta abastecer com gasolina Premium ou Podium.
2. Banguela é coisa de cabeça oca
Não adianta jogar ponto-morto nas longas descidas para diminuir o consumo. Nos carros modernos, que são equipados com injeção eletrônica, essa prática até aumenta o gasto de combustível.

3. É automático, mas não mágico quando o assunto é economizar combustível
A caixa automática convencional não reduz o consumo. Pelo contrário: aumenta. O câmbio automatizado (Dualogic, I-Motion, etc) não gera essas perdas, desde que o motorista não abuse do acelerador. 4. Pequenos também podem ser beberrões
Motor de menor cilindrada não é, necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna, como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais econômico.
4. Pequenos também podem ser beberrões
Motor de menor cilindrada não é, necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna, como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais econômico.
5. Economizador é p-i-c-a-r-e-t-a-g-e-m
Imediatamente após o anúncio de aumento do preço do combustível, surgiram também os “milagrosos” economizadores. Não acredite em nenhum deles, seja nos que se adaptam junto ao circuito de combustível, seja nos conectados ao sistema elétrico do motor. Não caia também no conto do chip: aquele que a oficina diz reprogramar na central eletrônica para economizar combustível.
6. Abastecer no frio 
A densidade dos combustíveis sofre alteração com a variação de temperatura. É preciso considerar, no entanto, que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo, só enquanto o carro é abastecido, e que tanto a gasolina quanto o etanol são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente. Ou seja, abastecer de manhã ou em dias frios não representa economia.

Com informações de : autopapo.com.br/


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