KALIL
SANCIONA LEI QUE PREVÊ ESTACIONAMENTO GRATUITO EM SHOPPINGS E SUPERMERCADOS DE
BH
Gabriela
Sales
Decreto
determina aplicação imediata da nova Lei
Proprietários
de estacionamentos de shoppings, centros comerciais e supermercados estão
proibidos de cobrarem pelo serviço aos clientes. O decreto do prefeito
Alexandre Kalil foi publicado nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial do
Município (DOM).
A Lei 10.994
determina que para o usuário ficar isento da cobrança deverá
comprovar a realização de despesas correspondente a pelo menos dez vezes o
valor cobrado pelo estacionamento. Para isso, deverá ser comprovado através de
cupom fiscal e nota fiscal.
O benefício
da não cobrança será dado apenas para consumidores que permanecerem no
estabelecimento por no máximo seis horas. Caso o usuário ultrapasse o tempo
previsto para a concessão da dispensa de pagamento, passa a vigorar a tabela de
preços utilizada normalmente pelo estacionamento, por todo o período de
utilização.
O
estabelecimento que descumprir a lei pode ser multado em R$ 15.013, aplicados
em dobro sobre o valor base a cada reincidência.
Em nota, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) disse que defende todos os shoppings são amparados pelo direito de propriedade e pelos princípios da livre iniciativa e livre concorrência, tendo autonomia para cobrar pelo uso do estacionamento sem quaisquer restrições.
Em nota, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) disse que defende todos os shoppings são amparados pelo direito de propriedade e pelos princípios da livre iniciativa e livre concorrência, tendo autonomia para cobrar pelo uso do estacionamento sem quaisquer restrições.
A Abrasce
reitera que irá utilizar de todos os mecanismos legais de defesa para que seus
associados tenham os seus direitos garantidos. De toda forma, os shoppings de
Belo Horizonte cumprem a legislação e irão se adequar às normas vigentes.”
Justiça
Em outubro
do ano passado, a Abrasce, acionou à Justiça para impedir a implementação
da Lei. O pedido de liminar foi negado em novembro.
Histórico
O projeto de lei foi inicialmente apresentado em fevereiro de 2013, pelo vereador Léo Burguês. Ele foi apreciado por três comissões da Câmara e aprovado em 1º turno em agosto do mesmo ano. Mas recebeu o veto de Lacerda.
A proposta ficou parada até que foi novamente aprovada em plenário, em 2º turno, em julho de 2016. Em setembro do ano passado, o Executivo barrou o projeto. Mas no dia 17 de outubro, o veto foi novamente rejeitado pelos parlamentares.
O projeto de lei foi inicialmente apresentado em fevereiro de 2013, pelo vereador Léo Burguês. Ele foi apreciado por três comissões da Câmara e aprovado em 1º turno em agosto do mesmo ano. Mas recebeu o veto de Lacerda.
A proposta ficou parada até que foi novamente aprovada em plenário, em 2º turno, em julho de 2016. Em setembro do ano passado, o Executivo barrou o projeto. Mas no dia 17 de outubro, o veto foi novamente rejeitado pelos parlamentares.
COISAS DO KALIL:
A edição
de dezembro da revista PLACAR, que chega às bancas nesta sexta-feira, traz um
perfil de Alexandre Kalil. Durante a entrevista, além de falar sobre Mundial de
Clubes e Libertadores, o dirigente tocou em vários assuntos, incluindo os
planos para seu último ano de mandato à frente do Atlético:
CRUZEIRO
CAMPEÃO BRASILEIRO
Infelizmente,
desgraçadamente, tristemente, eu não senti nada quando o Cruzeiro foi campeão
brasileiro. Depois da Libertadores, eu esqueci que o Cruzeiro existe. Isso é um
desastre íntimo para mim. E o Cruzeiro só foi campeão brasileiro porque o
Atlético ganhou a Libertadores. Eles ficaram com ódio da festa que a gente fez
na cidade. No fim do ano, vamos virar pra eles [cruzeirenses] e dizer: “Nós
somos campeões do mundo”.
EXTINÇÃO DO
DEPARTAMENTO DE MARKETING
Marketing no
futebol é bola dentro da casa. Se a bola entrar naquela casinha, você vende até
Modess pra homem. É só colocar o escudo do Atlético.
O departamento de marketing tinha 18 pessoas, dava um prejuízo de 4 milhões de reais por ano. Não foi desmanchado porque eu acho feio e bobo, não. Marketing, pra mim, é aquela página de jornal [anúncio comprado depois do título do Cruzeiro].
Porque isso alegra a torcida.
O departamento de marketing tinha 18 pessoas, dava um prejuízo de 4 milhões de reais por ano. Não foi desmanchado porque eu acho feio e bobo, não. Marketing, pra mim, é aquela página de jornal [anúncio comprado depois do título do Cruzeiro].
Porque isso alegra a torcida.
HOMEM DE
APENAS UM REMORSO
Só me
arrependo de uma coisa no futebol até hoje. No dia em que eu critiquei o Super
Nosso [propondo boicote da torcida depois da apresentação do cruzeirense Dedé].
Peço desculpas, porque o supermercado fica do lado da minha casa e agora eu não
mais fazer compras lá.
ESTÁDIO
PRÓPRIO PARA O GALO
Nós [da
diretoria] temos conversado e muito sobre isso. Vieram me procurar, sabendo do
potencial da torcida do Atlético, para um projeto de estádio em BH. Mas na
minha gestão não dá mais tempo. Quero bolar um projeto e deixar para o próximo
presidente fazer.
OUTRAS
MODALIDADES NO CLUBE
Acabei com
tudo quando assumi, porque era torneira aberta por todo lado [foi diretor de
vôlei na época da gestão do pai, Elias Kalil]. Outro dia eu estava caminhando
pela praia de Copacabana e vi lá: “Campeonato Mundial de Beach Soccer. Entrada
gratuita”.
Nem se me pagar eu entro pra assistir essa chatura. A Globo inventa essas merdas pra ter notícia e enfiar na gente domingo de manhã. Ninguém quer ver, porque basquete é horrível, vôlei é uma merda.
Nem se me pagar eu entro pra assistir essa chatura. A Globo inventa essas merdas pra ter notícia e enfiar na gente domingo de manhã. Ninguém quer ver, porque basquete é horrível, vôlei é uma merda.
Mais frases
e detalhes, no blog: