ENSINANDO O MICRO EMPREENDEDOR A INOVAR E CRESCER.

segunda-feira, 16 de julho de 2012 0 comentários


O consultor do SEBRAE-SP, Adriano Augusto Campos, dá algumas dicas de inovação. Confira 8 sugestões de onde inovar na sua empresa:
Liderança
Qualquer iniciativa começa pela direção da empresa. Sem o estímulo e o exmplo do líder, dificilmente se cria um ambiente propício para a inovação. E para estimular a busca e transformação de boas ideias em oportunidades de negócio é importante criar um ambiente propicio para isso. “Promover reuniões rápidas no meio do expediente ou mesmo colocar um quadro à vista de todos para anotar as sugestões pode até parecer ingênuo, mas tem um efeito melhor do que se imagina.”, explica Campos.
Rede de relacionamento
Uma empresa não vive isolada. É muito importante criar e manter relacionamentos saudáveis. Podem ser com parceiros, fornecedores, clientes, vizinhança, investidores. Eventualmente, alguém dessa rede percebe movimentos de mercado que podem ser benéficos para a empresa, já que muitas vezes a empresa fica concentrada em seus processos. Então, procurar novas maneiras de reforçar os laços pode ser uma boa ideia.
Capacitação
Investir na equipe não pode e nem deve ser considerado um custo, mas sim uma oportunidade para ampliar a capacidade de usar melhor os recursos da empresa e desenvolver produtos e serviços diferentes. Implantar um bom curso de capacitação é uma ótima maneira de inovar e incentivar outras inovações.
Comunicação Interna
O empresário deve se esforçar e estimular um ambiente de comunicação acessível. É importante se comunicar de forma organizada e transparente, mas preservando o sigilo e a proteção das informações críticas da empresa. Murais, intranet, jornais internos, blogs corporativos são boas possibilidades.
Comunicação Externa
Da mesma maneira, a forma de se comunicar com o mercado está muito mais dinâmica do que há algum tempo. Dependendo do negócio, é importante investir em novos canais diferentes e se comunicar de forma simultânea. O formato da comunicação deve ser flexível e estimular a interação com o público.
Análise da Concorrência
Procure saber o que a concorrência está fazendo. Se possível, visite seu concorrente, avalie seus produtos, preços, promoções, atendimento, etc. É sempre importante saber o que o seu mercado está fazendo, as mudanças e onde residem seus diferenciais.
Ouça seus Clientes
Essa é a fonte de informação mais barata e importante que existe, no entanto, nem sempre é utilizada pelas empresas. Criar ferramentas que melhorem essa interação pode lhe fornecer boas ideias de oportunidades de negócio para a empresa.
Reconhecimento
Valorizar o esforço pessoal e em equipe, estabelecer objetivos claros e determinar formas de mensuração são fundamentais As recompensas podem ser financeiras ou pode vir na forma de presentes, placas, troféus, folgas ou até comunicações públicas. O importante é que as recompensas estejam atreladas à criação e geração de oportunidades de inovação para serem desenvolvidas pela empresa.
Fonte: Estadão PME
Abraços!!




CRESCE O MOVIMENTO DOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES EM SAMAMBAIA.



Em continuidade as reivindicações de áreas para implantação de micro e pequenos empresários, a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Samambaia-COTRASAM,  que tem a frente o presidente “Chiquinho”,  vem realizando encontros entre os membros da categoria, como o que aconteceu no último dia 13, onde foi debatida novamente a questão da preparação dos documentos a serem enviados as autoridades, em cárter preliminar dos estudos para liberação das referidas áreas, n QR 117/119 e na futura Área de Desenvolvimento Econômico da Expansão de Samambaia, ambos já com abaixo assinados pela categoria, entregues ao governo pedindo sua liberação.
No dia 28 de julho, acontece na Escola Classe 619, um  treinamento para os pequenos e micro empreendedores, com apoio dos bancos, do Brasil, Brb, CEF, SEBRAE, e possivelmente representantes do BNDES, onde os associados da COOTRASAM  serão orientados pelos agentes financeiros, quanto aos programas de crédito e formação financeira, no horário  das 14 as 18 horas.
Para o presidente da COOTRASAM o “Chiquinho” é importante que a categoria permaneça unida, sem dar a ouvidos a boatos que visam “enfraquecer o movimento dos pequenos empreendedores, o que interessa a alguns que até agora nunca tinham visto esta união e com tão boas perspectivas para todos, face ao crescimento da cidade, o aumento da população e a necessidade de geração de novos empregos, o que sem dúvida vem a fortalecer o movimento”, afirma Chiquinho.

By, Karlãos_ Sam

0 comentários :

Postar um comentário