Dia do Cerrado!

Muito por que lutar e quase nada a comemorar!
Por que não cuidam adequadamente do nosso “Berço das águas?”
Dia do Cerrado: como salvar a verdadeira caixa d’água do Brasil?
Pressionados pelo agronegócio, rios do bioma já perderam quase 30% de seu volume; agravamento da crise climática dificulta recuperação.
10 de setembro de 2025
Os dados mais recentes sobre desmatamento no Cerrado mostram uma queda no ritmo de devastação do bioma, considerado a “caixa d’água” do Brasil, por abastecer oito das 12 bacias hidrográficas do país. Mas o alívio momentâneo não pode disfarçar a urgência de se atacar os problemas estruturais que tendem a “secar” essa reserva hídrica. 

O agronegócio predatório é a maior ameaça. Afinal, o Cerrado foi transformado em um produtor de commodities agrícolas para o mercado internacional, embora insistam em descrevê-lo como “celeiro” do Brasil. A legislação federal “abriu uma porteira” para que propriedades rurais possam desmatar até 80% de vegetação nativa no bioma.

Se o governo, que começou a incentivar um modelo predatório de ocupação do Cerrado durante a ditadura militar, e a lei do período da redemocratização abriram espaço para a soja e o gado, essa ocupação desordenada “secou” o caminho das águas. Segundo o relatório “Cerrado: O Elo Sagrado das Águas do Brasil”, publicado pela Ambiental Media, o volume de água transportado pelos rios do Cerrado diminuiu 27% desde a década de 1970. 
É como se 30 piscinas olímpicas deixassem de fluir nos cursos d’água a cada minuto.

Artigo completo em:

https://climainfo.org.br/2025/09/10/dia-do-cerrado-como-salvar-a-caixa-dagua-do-brasil/

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem