A Vice governadora Celina Leão anuncia Subsecretaria para cuidar da saúde mental das crianças nas escolas do DF onde professores tem até que fazer escambo para ter merenda para as crianças?
Enquanto isso o Hpap, onde até doente mental  morreu ano passado sem tratamento adequado e está um verdadeiro “hospício” depósito de doidos que alguns dizem que já está parecendo com aquele de Barbacena, MG.

Da mesma que criou secretaria para cuidar dos pets!


MP não vê isto?
https://www.instagram.com/reel/DFu09K-uKjF/?igsh=aGRqbXduN2ljNzZp

HISTÓRIA:
Em 2023 o Hpap DF internou quase 4000 pacientes com problemas e já é bastante antigo o seu quadro de carências e segue vias.
O que se tem hoje, com a permanência do HSVP após 47 anos da sua fundação, é a manutenção de uma lógica asilar-manicomial no DF, contrariando os princípios da Reforma Psiquiátrica".
HSVP é ilegal, mas continua sendo o principal dispositivo para internações na saúde mental no DF
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi inaugurado como instituição psiquiátrica em 18 de maio de 1976. 
Na época de sua inauguração, ele foi denominado Hospital de Pronto Atendimento Psiquiátrico, ficando conhecido pela sigla HPAP.
Mantido pela extinta Fundação Hospitalar do Distrito Federal (FHDF), ele surgiu como único hospital especializado em psiquiatria da rede hospitalar do Distrito Federal e recebia pacientes de toda a região geoeconômica do DF, e ia além dela, incluindo Minas Gerais e Goiás.
O então HPAP herdou suas instalações do antigo Hospital (Geral) São Vicente de Paulo, que atendia às especialidades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Geral, Odontologia e Cirurgia. A origem do hospital remonta a 1959, quando era conduzido pelas religiosas da Companhia das Irmãs de Caridade São Vicente de Paulo.
Mas que mesmo com este quadro de quase fechamento não parece ser prioridade nas políticas da também falida saúde pública do DF.

E AO FINAL:

Há os que dizem que exagero ao criticar e dizer que o atual e patético quadro de gestores do GDF do Senhor Ibaneis Rocha atingiu o ápice da má  gestão e levou o DF a sucumbir ao pior quadro de caos já visto,  e se esqueceu de cuidar do povo das cidades satélites!
Mas você nunca viu a Saúde Pública chegar a este ponto!
Importante mesmo parece que está sendo tocar seu projeto político egoista, chegar ao Senado e eleger sua pretensa sucessora, de lembranças nada republicanas especialmente quando se fala em Saúde Pública e seu abandono por falta de medidas digamos, “Draconianas”!
Mas sigamos em frente, e vamos continuar lá no plenário da caríssima CL, homenageando quem nunca fez nada pelo povo do DF e plantando mudinhas em jardins de tribunais!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem