BRB É ALVO DE NOVA OPERAÇÃO POLICIAL! COMO SE FOSSE NOVIDADE A CADA TROCA DE GOVERNO ‘E EU JÁ SABIA’, GOVERNADOR IBANEIS ROCHA!

BRB É ALVO DE NOVA OPERAÇÃO POLICIAL! COMO SE FOSSE NOVIDADE A CADA TROCA DE GOVERNO
‘E EU JÁ SABIA’, GOVERNADOR IBANEIS ROCHA!
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) disse nesta terça-feira (29) que "tinha notícias de que as coisas no BRB não andavam bem". Durante a manhã, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que investiga um esquema de pagamento de propinas a diretores e ex-diretores do Banco de Brasília (BRB).
Os pagamentos de propina seriam em troca de investimentos em projetos como o do extinto Trump Hotel, no Rio de Janeiro, atualmente LSH Lifestyle. De acordo com investigadores, a operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa instalada no BRB desde 2014.
Empresários e agentes financeiros autônomos são suspeitos de cometer crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro, gestão temerária, entre outros. A operação, batizada de Circus Maximus, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão, autorizados pela 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, em endereços comerciais e residenciais no Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em nota, o BRB informou que "apoia e coopera integralmente" com todos os órgãos que conduzem a operação. Segundo o banco, a investigação corre em segredo de Justiça e todas as informações foram repassadas "exclusivamente" às autoridades policiais.
O governador do DF disse que confia na capacidade do Banco de Brasília. Ele citou projetos na área de habitação e na renegociação de dívidas dos servidores públicos como trabalhos já em andamento pela nova diretoria.
"É uma nova era para o BRB, mas certamente há muitas coisas para serem apuradas ali dentro."
Ibaneis informou também que está trazendo contas de outros estados, como Mato Grosso (MT), para o Banco de Brasília. "Por ser um banco regional, pretendemos trazer a folha de pagamento de Mato Grosso para cá", afirmou.
Investigados
A Operação Circus Maximus apura se o Banco de Brasília fez operações suspeitas e com potencial de prejuízo. Entre os investigados, estão Diogo Cuoco e Adriana Cuoco, parentes do ator Francisco Cuoco. A Justiça decretou a prisão preventiva de Diogo e buscas na casa e na empresa de Adriana.
O presidente licenciado do BRB, Vasco Cunha Gonçalves e Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do ex-presidente João Figueiredo, também são investigados. Os dois tiveram a prisão preventiva decretada.
G1 busca contato com os investigados. Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia resposta.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato