CONSELHO DE SAÚDE: O QUE É? O QUE FAZEM OU FIZERAM POR VOCÊ OU POR SUA CIDADE?

Você de Samambaia, sabe como funciona, o que faz e onde está o conselho de saúde de sua cidade?
Porque você nunca sabe de nada que eles fazem, ou se se fizeram, pelo estado miserável em que ficou a saúde pública do DF?
É... Você não sabia, mas eles existem sim!
Para que, bem aí é outra história!
CONSELHO DE SAÚDE DE SAMAMBAIA:



 Faz o que?
Serve para que mesmo?
 Esses se dizem “Conselheiros” de um desconhecido e apagado Conselho de Saúde, criado exclusivamente para reunir um grupo de pessoas, que no fundo, no fundo, tem preocupação apenas em ter visibilidade na imprensa, participar de reuniõezinhas regadas a refrigerantes e biscoitos, e ouvir e falar sem apresentar solução nenhuma para problemas de espécie alguma na cidade onde moram.
Não passam de espécimes de enfeites, verdadeiros fazedores de reuniões sem fim para apresentar coisa alguma para o bem coletivo.
O exemplo de outros conselhos como o Educação, Transportes, e Segurança, que eu inclusive acompanhei bem de perto, este também foi no último governo, aquele que mais se mostrou inútil ou omisso, diante daqueles que mais fizeram fez mal a saúde do povo, que foram Agnelo Queiróz e seu nefasto Secretário de Saúde Rafael Babrosa, e mais o mutismo de uma base de apoio totalmente comprometida com os interesses do Governo, que fez o que nenhum outro jamais fez: Atrasar por mais de 3 meses, os salários dos funcionários da Saúde Pública do DF.
E o tal conselho, saiu alguma vez em defesa de seus pares ou do interesse da população, a parte mais prejudicada quando os funcionários não recebem seus pagamentos?
O mais inútil, portanto e o mais ausente de todos eles, desde sua criação.
Ninguém é capaz de mostrar um única vez em que se viu o tal Conselho de Saúde, ou qualquer um de seus membros, tomando uma atitude ou medida, participando de movimentos, de protesto, frente aos graves fatos que assolaram a vida dos pacientes de hospitais e centros de Saúde da capital do país, ou que confrontasse ou enfrentasse o caos imposto pelo Secretário de Saúde Rafael Barbosa, seus nomeados e apadrinhados, que nada fizeram além de fazer a politiquinha rasteira como subordinados do próprio Secretário ou seu governador, e receber seus gordos salários ao longo de 4 anos de desgoverno!
Não bastasse a mazela  como a Saúde Pública do DF foi tratada e foi vítima, a gente ainda tem que conviver com mais este bando de papagaios de piratas completamente inúteis!

VEJA O QUE É COMO FUNCIONA O SISTEMA DE SAÚDE DE SUA CIDADE:

O sistema público de saúde em Samambaia tem hoje aproximadamente 2000 servidores lotados no Hospital Regional, em 04 Centros de Saúde, 04 Clínicas da Família, 02 Unidades Básicas de Saúde, 01 Unidade de Pronto Atendimento, 01 Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas, 01 Centro de Acolhimento e 01 Centro de Atendimento Psicossocial Transtornos Mentais. A expectativa geral é que a nova gestão do GDF eleve a qualidade de atendimento à saúde da população.
E O CONSELHO DE SAÚDE, É ASSIM:
Empossado em agosto último, o atual Conselho Saúde Samambaia é composto por 16 membros usuários (50%), trabalhadores da saúde (25%) e gestores do Sistema Público de Saúde (25%), com mandato até 2017. Sediado no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS ad (QS 107, CJ 07, LTs 3/4), o grupo realiza Reuniões Ordinárias mensais, na primeira quarta feira do mês, às 14h.
HRSAM- O hospital público de Samambaia, que tem uma enorme área física disponível, e baixíssima capacidade de atendimento ao público de mais de 200 mil moradores da cidade!
“Agora estamos acompanhando a equipe de transição da Secretaria de Saúde/GDF, coordenada pelo doutor Tiago Coelho, para levantar a situação dos órgãos regionais de saúde. Logo teremos acesso aos relatórios atualizados de atendimentos, internações, etc., e verificaremos os problemas existentes. Participaremos da escolha do/a novo/a coordenador/a regional de saúde, garantindo que seja competente para o cargo, que conheça bem a nossa realidade e que esteja aberto ao dialogo com a sociedade”, disse um dos integrantes do Conselho.
Karlão-Sam.

(Com informações de Elton Skartazini)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato