ELEIÇÕES VÃO RENOVAR CONSELHOS TUTELARES.

ELEIÇÕES VÃO RENOVAR CONSELHOS TUTELARES





                               Sempre debaixo da expectativa de renovação os Conselhos Tutelares do DF vão ter eleições em 16 de dezembro.
                             Não sem queixas das partes interessadas, pois existe insatisfação de grande número de pessoas que procuram os conselhos atrás de solução para seus conflitos, onde são muitas as reclamações; falta de estrutura, falta de preparo e conhecimento e em alguns casos até mesmo falta de interesse em resolver  os problemas apresentados.
As deficiências de infraestrutura dos Conselhos Tutelares do DF são antigas. Quem precisa do serviço, como o comerciante Ademar Perciliano, reclama não só da falta de estrutura, mas também do despreparo dos conselheiros. Ele cita casos em que há até conselheiros que não cumprem horário integral, exercendo outras funções.
Está precisando melhorar o pessoal. Eles não têm estrutura nenhuma, o governo não dá e também eles não têm capacidade pra exercer esse cargo de conselheiro tutelar.
De acordo com a Secretária da Criança, Rejane Pitanga, já existe um plano de reestruturação para os conselhos criados em 1992. Nenhum conselho atualmente tem sede definitiva.
— Esperamos ainda esse ano iniciar a construção das sedes dos conselhos tutelares, com um projeto que foi elaborado pelo Governo Federal, um projeto arquitetônico e que o GDF está abraçando a causa e realmente valorizando um instrumento tão fundamental para a infância e adolescência.

Novas regras

Para a Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Luisa Marilac, as novas regras vão ajudar a melhorar atendimento.

— Esse critério do exame específico vai dar mais segurança de que os conselheiros vão estar capacitados para a proteção da criança e do adolescente. É mais uma segurança para a sociedade, que pode ficar tranquila porque estará escolhendo entre candidatos que tem essa experiência e que demonstraram ter conhecimento para exercer essa função. 
                    Portanto na hora de escolher os novos conselheiros tutelares, ou reelege-los, os cidadãos devem procurar se informar acima de tudo sobre o trabalho já desenvolvido na comunidade, e se for o caso para aqueles que já o são, sobre o seu comportamento durante o período entre a última eleição em 2009 e agora durante o mandato para o qual foram eleitos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato