Um jovem de 17 anos foi morto na tarde deste sábado (20) por companheiros de cela do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). O crime ocorreu no módulo 7 durante o horário de visitas reservado aos adolescentes maiores de 18 anos - segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente eles podem ficar internados até completar 21 anos.Os detentos aproveitaram o momento de visita, quando a segurança é diminuída, para enforcar o jovem. A ação ocorreu por volta das 16h40. De acordo com agentes ouvidos pelo Correio, nenhum barulho foi escutado durante a ação. O corpo do jovem, que ainda não teve a identidade revelada, chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte, mas não resistiu ao ataque. Dois adolescentes, também de 17 anos, foram encaminhados para prestar depoimento na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.De acordo com o delegado de plantão, Gustavo Augusto da Silva Araújo, os adolescentes usaram uma toalha enrolada para cometer o crime enquanto o interno dormia. “Eles serão julgados como ato infracional análogo ao homicídio duplamente qualificado, que pode resultar em três anos de prisão”, disse. Segundo ele, os internos disseram que cometeram o assassinato porque a vítima os havia ameaçado de morte.

Comentário do Editor:
O menor assassinado se chamava ISAIAS FERREIRA e respondia a pena de internação por pequenos delitos como furto, e residia em Samambaia com a mãe e o padrasto, que por várias vezes tentaram inscrevê-lo em programas de reintegração e recuperação social com formação profissional e em todas elas não tiveram a oportunidade de encaixá-lo, por não serem atendidos pela entidades que cuidam do assunto.Mais uma vez o descaso da Secretaria de Justiça e da Solidariedade, mostra a face arrogante da sua incompetência.E se, o estado não consegue cuidar da vida dos adolescentes detidos por pequenos delitos como nesse caso que eu conheci de perto, o que será então de nossas vidas, cidadãos, trabalhadores e contribuintes, que quando não vê policiais sendo assassinados, como foi um sub-tenente da PM, aqui na semana passada, os vê serem presos por integrarem quadrilhas de traficantes, como igualmente aconteceu aqui com um sargento também da PM.O que será de nós, pais, cidadãos e trabalhadores que custeamos toda esta estrutura, que só nos últimos dias, teve anunciada a liberação de mais de 9 bilhões do Governo Federal, dos quais, quase 5 bilhões irão somente para a segurança pública, com seus 14 mil soldados PM e a Polícia Civil com seus quase 10 mil elementos!
E menos de 2 bilhões para a educação! Algo está profundamente errado em tudo isso, pois se educarmos as crianças, não será preciso construir presídios. Ou será apenas pura utopia?




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem