GIM ARGELO EM CANA EM CURITIBA. MAIS UM AMIGO DE DILMA CAI NA LAVAJATO!

GIM ARGELLO O EX-SENADOR ARROGANTE MAQUIAVÉLICO E PEDANTE ESTÁ PRESO EM CURITIBA



O ex-senador Gim Argello (PTB-DF) que tem sua história política recheada de escândalos no Distrito Federal e conhecido por ser amigo íntimo de Dilma Roussef e que graças a ela e ao PT quase foi conduzindo ao cargo de ministro do TCU, foi preso preventivamente na 28ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta terça-feira (12).
A ação, batizada de “Vitória de Pirro”, investiga a cobrança de propinas para evitar convocação de empreiteiros em comissões parlamentares de inquérito sobre a Petrobras. Gim era membro da CPI no Senado e vice-presidente da CPMI, da Câmara e do Senado.

O nome dele pareceu nas delações do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) e do dono da UTC, Ricardo Pessoa. O Ministério Público Federal (MPF) diz que há evidências de que o ex-senador pediu R$ 5 milhões em propina para a empreiteira UTC Engenharia e R$ 350 mil para a OAS. As duas empresas são investigadas na Lava Jato.



A Polícia Federal (PF) cumpre mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Taguatinga (DF) e Brasília.
RESUMO DA OPERAÇÃO
Objetivo: investigar irregularidades na CPI e na CPMI da Petrobras (2014 e 2015).
Mandados judiciais: 23, sendo 2 de prisão temporária, um de prisão preventiva, 15 de busca e apreensão e 5 de condução coercitiva.




Gim Argello era amigo íntimo de Dilma Roussef que quase o conduziu como ministro ao TCU!

Preso preventivamente: ex-senador Gim Argello (PTB-DF).
Presos temporariamente:Paulo Cesar Roxo Ramos, assessor de Gim, e Valério Neves Campos, secretário-geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Conduzidos coercitivamente: Jorge Argello Júnior, filho do ex-senador Argello, e os executivos Roberto Zardi Ferreira Jorge (diretor de Relações Institucionais da OAS), Gustavo Nunes da Silva Rocha (diretor admistrativo da OAS), Dilson de Cerqueira Paiva Filho (OAS) e Marcos Paulo Ramalho (secretário-executivo da OAS).

Um dos mandados de busca e apreensão mira a sede empreiteira OAS, em São Paulo.

Os três presos serão levados ainda nesta terça para Curitiba, em um avião da PF. A previsão é de que o avião saia de Brasília às 14h.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado.
Os crimes investigados na 28ª etapa são concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo


G1 PARANÁ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato