Dia das Mamães também é dia de se preocupar com a saúde dos olhos de seus filhotes.

O dia das mães está chegando! Neste período, é importante lembrar que os cuidados com os olhos das crianças devem começar logo na gravidez. “Os bebês podem nascer com alterações oculares genéticas, entre elas, o glaucoma congênito. Além disso, pode ocorrer a má formação dos olhos durante o desenvolvimento do feto. 

Por isso, é importante lembrar que os cuidados com a saúde das mães durante a gestação são essenciais para que as crianças nasçam com uma boa saúde ocular” explica Dr. Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília.

Dr. Tarciso esclarece que doenças infecciosas contraídas antes e durante a gravidez também podem causar danos à visão das crianças. “Rubéola, sífilis, toxoplasmose e HIV, por exemplo, podem prejudicar diferentes partes do olho e causar problemas como catarata, lesões na retina ou na córnea. Por isso, é preciso que as mulheres façam o pré-natal e tenham um acompanhamento da saúde desde os primeiros meses de gravidez para identificar e tratar adequadamente essas doenças”, complementa.

O médico acrescenta que a alimentação das mamães no período da gestação é um fator essencial para a saúde do bebê e alerta que o baixo consumo de vitamina A pode causar doenças oculares na criança. Além disso, Dr. Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, esclarece que é preciso fazer exames nos olhos nas crianças nos primeiros dias de vida. “A realização do teste do olhinho ainda na maternidade, é fundamental para detectar problemas na visão dos recém-nascidos”, conclui o especialista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato