Alerta para mulheres especialmente as gestantes.



OUTRO ALERTA, PARA AS MULHERES.
Mulheres fumantes têm dobro do risco dos homens de desenvolver câncer de pulmão
Pesquisadores compararam dados de 86 estudos sobre o tema.

 Diferenças fisiológicas entre homens e mulheres são um fator chave, dizem os especialistas .
Um alerta para as adeptas do cigarro: mulheres que fumam correm o dobro do risco dos homens de desenvolver câncer de pulmão e têm 25% mais chances de sofrer de doenças cardíacas que os fumantes do sexo masculino, afirmaram cientistas na última quarta-feira. As toxinas presentes nos cigarros parecem afetar mais as mulheres, e o estudo, que envolveu 2,4 milhões de pessoas, levou em consideração que as mulheres tendem a fumar menos que os homens.

A descoberta foi feita a partir de uma análise de 86 estudos internacionais. Quando acometidas do câncer de pulmão em decorrência do cigarro, as mulheres geralmente sofrem de formas mais agressivas da doença. A revisão analisou conjuntos de dados que incluíam 67 mil eventos de males cardíacos, como ataques do coração.

A taxa de risco de fumantes para doença coronariana, em comparação com não fumantes, apareceu 25% maior para as mulheres do que para os homens. Os resultados revelaram também um aumento de 2% para cada ano de acompanhamento, indicando que quanto mais uma mulher fuma, maior o risco de ela desenvolver doenças do coração, se comparada com um homem que fuma o mesmo tempo que ela.

A pesquisa, publicada no site da Lancet, foi realizada por Rachel Huxley, da Universidade de Minnesota, e por Mark Woodward, da Universidade Johns Hopkins. Eles disseram que os riscos podem, na verdade, ser ainda maiores para as mulheres porque elas fumam, em média, menos cigarros por dia que os homens, e, em muitos países, desenvolveram o hábito de fumar depois dos homens.

O fato de haver maior risco para as mulheres do que para os homens sugere que suas diferenças fisiológicas - menor massa corporal e vasos sanguíneos menores para elas - são um fator chave, afirmaram os especialistas.

- Por exemplo, as mulheres podem extrair uma maior quantidade de substâncias cancerígenas e outros agentes tóxicos com o mesmo número de cigarros que os homens. Esta ocorrência poderia explicar por que mulheres que fumam têm o dobro do risco de câncer de pulmão em comparação com seus colegas do sexo masculino - disseram os pesquisadores ao Daily Mail.
AGÊNCIA O GLOBO
Nosso recado para as grávidas.
Fica aqui a dica para a mulherada que fuma (especialmente para as que pensam em um dia engravidar):



O uso de anticoncepcionais associado ao cigarro aumenta em 10 vezes o risco de sofrer derrame cerebral e infarto.
  • Calcula-se que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos de idade.
  • Fumar provoca abortos espontâneos, nascimentos prematuros e mortes fetais.
  • A maior parte das mulheres fumantes que temem engordar ao abandonar o vício do cigarro estão bastante insatisfeitas com o corpo que têm.
  • Complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida fuma.
  • A redução do apetite não compensa os efeitos nocivos do tabagismo – entre eles, enfisema pulmonar e câncer.
  • Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato